sexta-feira, 21 de setembro de 2012

PARABÉNS ESCOLA ALICE THIELE PELOS 159 ANOS DE HISTÓRIA!








PROJETO CONSUMO CONSCIENTE!


Escola Básica Municipal Prof.ª Alice Thiele.
Professora: Rozimeri de S. V. da Costa.
Disciplina: Arte











CONSUMO CONSCIENTE
SACOLA ECOLÓGICA

















Blumenau – 2012
Tema: Consumo Consciente
Assunto: Sacola Ecológica

JUSTIFICATIVA
            Devido à alta destruição do meio em que vivemos a questão ambiental vem se tornando um assunto urgente a ser discutido, pois envolve o bem estar de toda humanidade.
            Deste modo a escola se mostra um local propício para falar sobre o assunto, pois escola e comunidade podem formar laços em busca de criar condições de promover a sustentabilidade ambiental no meio em vive.
OBJETIVO GERAL
            Sensibilizar e conscientizar alunos e comunidade de que necessitamos do meio ambiente, portanto precisamos ser responsáveis para com o mesmo.
OBJETIVO ESPECÍFICO
ü     Conscientizar os alunos do uso responsável das sacolas plásticas.
ü     Despertar o interesse em reduzir o uso das sacolas plásticas.
ü     Produzir sacolas ecológicas com materiais reaproveitados.
MATERIAL NECESSÁRIO
ü     Camisa velha
ü     Lixa de madeira
ü     Giz de cera
ü     Tecidos diversos (restos)
ü     Agulha e fio de costura
ü     Ferro de passar roupa
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS
ü     Arte
ü     Ciências
TURMAS ENVOLVIDAS
ü     5º ANO A
ü     6º ANO A
AVALIAÇÃO
            A avaliação será durante todo o processo do projeto.


Sacola ecológica!Reaproveitamento de materiais.



Sacola feita de camiseta velha! Linda! Trabalho realizado pela professora Rozimeri e alunos dos 5° e 6° anos.

SE ESSA RUA FOSSE MINHA!

ATIVIDADE DESENVOLVIDA COM OS ALUNOS REFERENTE AO PROJETO SE ESSA RUA FOSSE MINHA!








PALESTRA PROJETO TRATAR BEM NAS ESCOLAS.







 No dia 10 de agosto realizamos uma palestra explicando a importância da preservação e do uso consciente. A palestra abordou os alunos de 1° ano a 8ª série foi dividida em dois momentos para que fossem atingidos todos os objetivos propostos por nós. No primeiro momento trabalhamos com 1° anos até 4° anos, e num segundo momento com 5° anos a 8ª séries. Após a palestra realizamos uma dinâmica com os alunos para que observassem a importância do trabalho em equipe e que sozinhos não podemos mudar o mundo, mas se cada um fizer a sua parte fica bem mais fácil de viver!






ESCOLA SUSTENTAVÉL



Cristiano Lombardo Evangelista
Iara Rodrigues Alves
Maria Verônica de Almeida Camêlo
Rejane Teresa Lavratti Calsing
Silvana Grimes



ESCOLA SUSTENTAVÉL

“Sustentabilidade responsabilidades de todos.”


1. Fundamentação teórica:

A cada dia somos informados de novos problemas ambientais em diferentes pontos do planeta, que desafiam a engenharia civil, inquietam os ambientalistas e colocam os economistas em estado de alerta.
Muitos dizem que se trata de uma resposta do planeta às incontáveis agressões que sofreu e sofre em função do frenesi consumista, que se caracteriza como um dos pontos centrais do modelo civilizatório de matriz econômica, que atinge todos os pontos do planeta.
A crença de que a terra é uma “mãe bondosa” com recursos inesgotáveis e capacidade regenerativa ilimitada, pode ser de certa forma, responsabilizada pela postura de consumo e extração que se caracteriza como a base do sistema econômico que alimenta a indústria e o comércio.
Esta crença, atualmente está desacreditada diante da constatação de que a dinâmica terrestre e cósmica, com todos os seus componentes, se caracteriza como processo que é caótico, quântico, relativo, casual, e complexo caracterizando-se como dinâmica eco-desorganizativa/organizativa, conforme KEIM (2004), segundo a qual não existe estado de equilíbrio ou de harmonia ambiental, nem processo adaptativo ou de reação, mas condição de permanente mudança em todos os sentidos e em todos os componentes ambientais, que interagem sem obedecer a um plano ou projeto pré-estabelecido como resposta ao que ocorreu. Esta posição teórica mostra que a história planetária e cósmica não obedece a um projeto pré-estabelecido nem a uma lógica de recuperação espontânea, mas desafia os humanos a lidar com o planeta e com a vida, de forma cuidadosa e amorosa, aquilatando cada decisão e cada intervenção, com as possíveis conseqüências dela decorrentes.
Inspirados nessa perspectiva teórica, é que a Escola Básica Municipal Professora Alice Thiele, em parceria com a Foz do Brasil desenvolve o programa de educação ambiental “Tratar bem nas escolas”.
A Escola preocupa-se em ter a dimensão ambiental trabalhada de forma transversal nas diversas disciplinas do ensino fundamental. A questão ambiental ocupa um espaço no Projeto político Pedagógico para que possam formar e emitir opinião sobre a importância da preservação e conservação dos recursos naturais como fonte geradora de vida e de sobrevivência, através da ação inter e transdisciplinar entre os diferentes componentes pedagógico-didáticos da Escola.
O tema gerador do ano de 2012 é “Sustentabilidade responsabilidades de todos.” Abrangendo alunos, professores, equipe dirigente e comunidade.
 
2. Objetivo Geral
-         Promover uma programação transdisciplinar, que visa à valorização dos ambientes terrestres, integrando escola e comunidade no sentido de conscientização do consumo consciente.

2.2 Objetivos Específicos

-         Oportunizar atividades variadas, que visem à conscientização sobre a responsabilidade de cada ser humano na manutenção da qualidade dos ambientes da biosfera.
-         Apresentar propostas concretas de relações interpessoais e com os ambientes de tal forma que predomine a colaboração e a solidariedade no lugar da competitividade.
3. Justificativa
A questão ambiental é um assunto que diz respeito a toda a humanidade. A qualidade dos ambientes requer ação, participação e cooperação de todos, no sentido de garantir sustentabilidade e preservação das condições de vida do planeta para as gerações futuras. Ações concretas podem e devem partir de segmentos comprometidos com a preservação da vida no planeta. .A informação existe, mas é necessário o engajamento e o comprometimento de cada ser humano para exercer uma nova cidadania, em prol da qualidade da vida.

4. Metodologia

O programa é coordenado pelos profissionais da educação Cristiano Lombardo Evangelista, Iara Rodrigues Alves, Maria Verônica de Almeida Camêlo, Rejane Teresa Lavratti Calsing e Silvana Grimes, e contará com a participação e envolvimento de professores e alunos, em várias atividades voltadas à conscientização, valorização e mudança de mentalidade dos envolvidos quanto à relação dos seres humanos com os ambientes terrestres.
As atividades serão organizadas e desenvolvidas em quatro fases.
Na primeira fase, no mês de agosto no dia 10 será realizada uma palestra explicando a importância da preservação e do uso consciente.
  • Abertura: vídeo “Água” Guilherme Arantes.
  • Explicação do que é sustentabilidade, consumo consciente.
  • Vídeo explicativo “A cegueira da civilização”.
  • Fechamento: vídeo “Como uma onda no mar” Lulu Santos.
A segunda fase acontecerá no mês de setembro dia 06, onde os professores responsáveis pelo projeto realizarão uma dinâmica com os alunos do pré ao 2° ano, fazendo com que os mesmos observam e vivenciam as dificuldades causadas pela falta de água.
A terceira fase acontecerá no dia 05 de outubro onde os alunos do Projeto Mais Educação proporcionarão a todos os alunos da escola um momento de aprendizado através de uma peça teatral “Carta escrita no ano de 2070”.
A quarta fase acontecerá dia 05 de novembro onde será feita a socialização com todas as turmas e uma breve apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2012.
Trabalhar com sustentabilidade
É plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações
Num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia.
Pois melhor que plantar árvores, despoluir rios, proteger animais,
É semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza.
5. Referências
KLEIN Joint.  Programmer Nuclear Techniques in Food and Agriculture, 2004 Florida, USA.