Cristiano Lombardo Evangelista
Iara Rodrigues Alves
Maria Verônica de Almeida Camêlo
Rejane Teresa Lavratti Calsing
Silvana Grimes
ESCOLA SUSTENTAVÉL
“Sustentabilidade responsabilidades de todos.”
1. Fundamentação
teórica:
A cada dia somos informados de novos problemas ambientais em diferentes
pontos do planeta, que desafiam a engenharia civil, inquietam os ambientalistas
e colocam os economistas em estado de alerta.
Muitos dizem que se trata de uma resposta do planeta às incontáveis
agressões que sofreu e sofre em função do frenesi consumista, que se
caracteriza como um dos pontos centrais do modelo civilizatório de matriz
econômica, que atinge todos os pontos do planeta.
A crença de que a terra é uma “mãe bondosa” com recursos inesgotáveis e
capacidade regenerativa ilimitada, pode ser de certa forma, responsabilizada
pela postura de consumo e extração que se caracteriza como a base do sistema
econômico que alimenta a indústria e o comércio.
Esta crença, atualmente está desacreditada diante da constatação de que a
dinâmica terrestre e cósmica, com todos os seus componentes, se caracteriza
como processo que é caótico, quântico, relativo, casual, e complexo
caracterizando-se como dinâmica eco-desorganizativa/organizativa, conforme KEIM
(2004), segundo a qual não existe estado de equilíbrio ou de harmonia
ambiental, nem processo adaptativo ou de reação, mas condição de permanente
mudança em todos os sentidos e em todos os componentes ambientais, que
interagem sem obedecer a um plano ou projeto pré-estabelecido como resposta ao
que ocorreu. Esta posição teórica mostra que a história planetária e cósmica
não obedece a um projeto pré-estabelecido nem a uma lógica de recuperação
espontânea, mas desafia os humanos a lidar com o planeta e com a vida, de forma
cuidadosa e amorosa, aquilatando cada decisão e cada intervenção, com as
possíveis conseqüências dela decorrentes.
Inspirados nessa perspectiva teórica, é que a Escola Básica Municipal
Professora Alice Thiele, em parceria com a Foz do Brasil desenvolve o programa
de educação ambiental “Tratar bem nas escolas”.
A Escola preocupa-se em ter a dimensão ambiental trabalhada de forma
transversal nas diversas disciplinas do ensino fundamental. A questão ambiental
ocupa um espaço no Projeto político Pedagógico para que possam formar e emitir
opinião sobre a importância da preservação e conservação dos recursos naturais
como fonte geradora de vida e de sobrevivência, através da ação inter e
transdisciplinar entre os diferentes componentes pedagógico-didáticos da
Escola.
O tema gerador do ano de 2012 é “Sustentabilidade
responsabilidades de todos.” Abrangendo alunos, professores, equipe
dirigente e comunidade.
2. Objetivo Geral
-
Promover
uma programação transdisciplinar, que visa à valorização dos ambientes
terrestres, integrando escola e comunidade no sentido de conscientização do
consumo consciente.
2.2 Objetivos Específicos
-
Oportunizar atividades variadas, que visem à
conscientização sobre a responsabilidade de cada ser humano na manutenção da
qualidade dos ambientes da biosfera.
-
Apresentar propostas concretas de relações
interpessoais e com os ambientes de tal forma que predomine a colaboração e a
solidariedade no lugar da competitividade.
3. Justificativa
A questão ambiental é um
assunto que diz respeito a toda a humanidade. A qualidade dos ambientes requer
ação, participação e cooperação de todos, no sentido de garantir
sustentabilidade e preservação das condições de vida do planeta para as
gerações futuras. Ações concretas podem e devem partir de segmentos
comprometidos com a preservação da vida no planeta. .A informação existe, mas é
necessário o engajamento e o comprometimento de cada ser humano para exercer
uma nova cidadania, em prol da qualidade da vida.
4. Metodologia
O programa é coordenado pelos
profissionais da educação Cristiano Lombardo Evangelista, Iara Rodrigues Alves,
Maria Verônica de Almeida Camêlo, Rejane Teresa Lavratti Calsing e Silvana Grimes,
e contará com a participação e envolvimento de professores e alunos, em várias
atividades voltadas à conscientização, valorização e mudança de mentalidade dos
envolvidos quanto à relação dos seres humanos com os ambientes terrestres.
As atividades serão organizadas e
desenvolvidas em quatro fases.
Na primeira fase, no mês de agosto no dia 10
será realizada uma palestra explicando a importância da preservação e do uso
consciente.
- Abertura: vídeo “Água” Guilherme Arantes.
- Explicação do que é sustentabilidade, consumo consciente.
- Vídeo explicativo “A cegueira da civilização”.
- Fechamento: vídeo “Como uma onda no mar” Lulu Santos.
A segunda fase
acontecerá no mês de setembro dia 06, onde os professores responsáveis pelo
projeto realizarão uma dinâmica com os alunos do pré ao 2° ano, fazendo com que
os mesmos observam e vivenciam as dificuldades causadas pela falta de água.
A terceira fase
acontecerá no dia 05 de outubro onde os alunos do Projeto Mais Educação
proporcionarão a todos os alunos da escola um momento de aprendizado através de
uma peça teatral “Carta escrita no ano de 2070”.
A quarta fase
acontecerá dia 05 de novembro onde será feita a socialização com todas as
turmas e uma breve apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano de
2012.
Trabalhar com
sustentabilidade
É plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações
Num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia.
Pois melhor que plantar árvores, despoluir rios, proteger animais,
É semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza.
É plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações
Num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia.
Pois melhor que plantar árvores, despoluir rios, proteger animais,
É semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza.
5. Referências
KLEIN Joint. Programmer
Nuclear Techniques in Food and Agriculture, 2004 Florida, USA.
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