sexta-feira, 21 de setembro de 2012
PROJETO CONSUMO CONSCIENTE!
Escola Básica Municipal Prof.ª Alice Thiele.
Professora: Rozimeri de S. V. da Costa.
Disciplina: Arte
CONSUMO CONSCIENTE
SACOLA ECOLÓGICA
Blumenau – 2012
Tema: Consumo
Consciente
Assunto: Sacola
Ecológica
JUSTIFICATIVA
Devido
à alta destruição do meio em que vivemos a questão ambiental vem se tornando um
assunto urgente a ser discutido, pois envolve o bem estar de toda humanidade.
Deste
modo a escola se mostra um local propício para falar sobre o assunto, pois
escola e comunidade podem formar laços em busca de criar condições de promover
a sustentabilidade ambiental no meio em vive.
OBJETIVO GERAL
Sensibilizar
e conscientizar alunos e comunidade de que necessitamos do meio ambiente,
portanto precisamos ser responsáveis para com o mesmo.
OBJETIVO ESPECÍFICO
ü
Conscientizar os alunos do uso responsável das
sacolas plásticas.
ü
Despertar o interesse em reduzir o uso das
sacolas plásticas.
ü
Produzir sacolas ecológicas com materiais
reaproveitados.
MATERIAL NECESSÁRIO
ü
Camisa velha
ü
Lixa de madeira
ü
Giz de cera
ü
Tecidos diversos (restos)
ü
Agulha e fio de costura
ü
Ferro de passar roupa
DISCIPLINAS
ENVOLVIDAS
ü
Arte
ü
Ciências
TURMAS ENVOLVIDAS
ü
5º ANO A
ü
6º ANO A
AVALIAÇÃO
A avaliação
será durante todo o processo do projeto.
Sacola ecológica!Reaproveitamento de materiais.
Sacola feita de camiseta velha! Linda! Trabalho realizado pela professora Rozimeri e alunos dos 5° e 6° anos.
PALESTRA PROJETO TRATAR BEM NAS ESCOLAS.
No dia 10 de agosto realizamos uma
palestra explicando a importância da preservação e do uso consciente. A
palestra abordou os alunos de 1° ano a 8ª série foi dividida em dois momentos
para que fossem atingidos todos os objetivos propostos por nós. No primeiro
momento trabalhamos com 1° anos até 4° anos, e num segundo momento com 5° anos
a 8ª séries. Após a palestra realizamos uma dinâmica com os alunos para que
observassem a importância do trabalho em equipe e que sozinhos não podemos
mudar o mundo, mas se cada um fizer a sua parte fica bem mais fácil de viver!
ESCOLA SUSTENTAVÉL
Cristiano Lombardo Evangelista
Iara Rodrigues Alves
Maria Verônica de Almeida Camêlo
Rejane Teresa Lavratti Calsing
Silvana Grimes
ESCOLA SUSTENTAVÉL
“Sustentabilidade responsabilidades de todos.”
1. Fundamentação
teórica:
A cada dia somos informados de novos problemas ambientais em diferentes
pontos do planeta, que desafiam a engenharia civil, inquietam os ambientalistas
e colocam os economistas em estado de alerta.
Muitos dizem que se trata de uma resposta do planeta às incontáveis
agressões que sofreu e sofre em função do frenesi consumista, que se
caracteriza como um dos pontos centrais do modelo civilizatório de matriz
econômica, que atinge todos os pontos do planeta.
A crença de que a terra é uma “mãe bondosa” com recursos inesgotáveis e
capacidade regenerativa ilimitada, pode ser de certa forma, responsabilizada
pela postura de consumo e extração que se caracteriza como a base do sistema
econômico que alimenta a indústria e o comércio.
Esta crença, atualmente está desacreditada diante da constatação de que a
dinâmica terrestre e cósmica, com todos os seus componentes, se caracteriza
como processo que é caótico, quântico, relativo, casual, e complexo
caracterizando-se como dinâmica eco-desorganizativa/organizativa, conforme KEIM
(2004), segundo a qual não existe estado de equilíbrio ou de harmonia
ambiental, nem processo adaptativo ou de reação, mas condição de permanente
mudança em todos os sentidos e em todos os componentes ambientais, que
interagem sem obedecer a um plano ou projeto pré-estabelecido como resposta ao
que ocorreu. Esta posição teórica mostra que a história planetária e cósmica
não obedece a um projeto pré-estabelecido nem a uma lógica de recuperação
espontânea, mas desafia os humanos a lidar com o planeta e com a vida, de forma
cuidadosa e amorosa, aquilatando cada decisão e cada intervenção, com as
possíveis conseqüências dela decorrentes.
Inspirados nessa perspectiva teórica, é que a Escola Básica Municipal
Professora Alice Thiele, em parceria com a Foz do Brasil desenvolve o programa
de educação ambiental “Tratar bem nas escolas”.
A Escola preocupa-se em ter a dimensão ambiental trabalhada de forma
transversal nas diversas disciplinas do ensino fundamental. A questão ambiental
ocupa um espaço no Projeto político Pedagógico para que possam formar e emitir
opinião sobre a importância da preservação e conservação dos recursos naturais
como fonte geradora de vida e de sobrevivência, através da ação inter e
transdisciplinar entre os diferentes componentes pedagógico-didáticos da
Escola.
O tema gerador do ano de 2012 é “Sustentabilidade
responsabilidades de todos.” Abrangendo alunos, professores, equipe
dirigente e comunidade.
2. Objetivo Geral
-
Promover
uma programação transdisciplinar, que visa à valorização dos ambientes
terrestres, integrando escola e comunidade no sentido de conscientização do
consumo consciente.
2.2 Objetivos Específicos
-
Oportunizar atividades variadas, que visem à
conscientização sobre a responsabilidade de cada ser humano na manutenção da
qualidade dos ambientes da biosfera.
-
Apresentar propostas concretas de relações
interpessoais e com os ambientes de tal forma que predomine a colaboração e a
solidariedade no lugar da competitividade.
3. Justificativa
A questão ambiental é um
assunto que diz respeito a toda a humanidade. A qualidade dos ambientes requer
ação, participação e cooperação de todos, no sentido de garantir
sustentabilidade e preservação das condições de vida do planeta para as
gerações futuras. Ações concretas podem e devem partir de segmentos
comprometidos com a preservação da vida no planeta. .A informação existe, mas é
necessário o engajamento e o comprometimento de cada ser humano para exercer
uma nova cidadania, em prol da qualidade da vida.
4. Metodologia
O programa é coordenado pelos
profissionais da educação Cristiano Lombardo Evangelista, Iara Rodrigues Alves,
Maria Verônica de Almeida Camêlo, Rejane Teresa Lavratti Calsing e Silvana Grimes,
e contará com a participação e envolvimento de professores e alunos, em várias
atividades voltadas à conscientização, valorização e mudança de mentalidade dos
envolvidos quanto à relação dos seres humanos com os ambientes terrestres.
As atividades serão organizadas e
desenvolvidas em quatro fases.
Na primeira fase, no mês de agosto no dia 10
será realizada uma palestra explicando a importância da preservação e do uso
consciente.
- Abertura: vídeo “Água” Guilherme Arantes.
- Explicação do que é sustentabilidade, consumo consciente.
- Vídeo explicativo “A cegueira da civilização”.
- Fechamento: vídeo “Como uma onda no mar” Lulu Santos.
A segunda fase
acontecerá no mês de setembro dia 06, onde os professores responsáveis pelo
projeto realizarão uma dinâmica com os alunos do pré ao 2° ano, fazendo com que
os mesmos observam e vivenciam as dificuldades causadas pela falta de água.
A terceira fase
acontecerá no dia 05 de outubro onde os alunos do Projeto Mais Educação
proporcionarão a todos os alunos da escola um momento de aprendizado através de
uma peça teatral “Carta escrita no ano de 2070”.
A quarta fase
acontecerá dia 05 de novembro onde será feita a socialização com todas as
turmas e uma breve apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante o ano de
2012.
Trabalhar com
sustentabilidade
É plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações
Num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia.
Pois melhor que plantar árvores, despoluir rios, proteger animais,
É semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza.
É plantar um presente que garanta a subsistência das novas gerações
Num planeta que pede socorro e se aquece a cada dia.
Pois melhor que plantar árvores, despoluir rios, proteger animais,
É semear a consciência de que a garantia da vida é respeitar as fronteiras da natureza.
5. Referências
KLEIN Joint. Programmer
Nuclear Techniques in Food and Agriculture, 2004 Florida, USA.
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